terça-feira, 13 de novembro de 2007

Resignação,...

Nunca fui muito boa a praticar o exercicio da resignação e na verdade sempre me fez confusão as pessoas resignadas, cheguei porém à conclusão que elas são bem mais felizes... Uma pessoa resignada, não questiona aceita, uma pessoa resignada não vive ansiosa controla, uma pessoa resignada não sofre com as saudades, aceita-as... Cada letra que escrevo mais tenho consciência que não sei viver resignadamente perante a vida, não sei encarar as saudades com resignação quando sinto saudades faz-me querer estar perto, faz-me sentir que elas representam algo de gransioso em mim, quando sinto tristeza não a aceito, quando sinto alegria tento absorve-la não me limito a olhar para ela,... Hoje senti que me custa engolir tantos sentimentos, sentimentos que me fazem viver cada dia com alegria, custa-me sufocá-los sempre que o faço estou a camuflar algo que não sou, estou a criar carapaça, estou simplesmente a destruir o que de bom tenho de mim, o medo já é tanto e quanto mais tento dizer a mim mesma que existem horas para demonstrar afecto que o temos de o segurar dentro de nós para que ele não transborde, sempre que faço este exercicio, sinto que faço o inverso em mim que me reprimo, que me recrimino, que me censuro por querer ser eu e não poder... Não criar expectativas, é um bom exercicio mas duro, muito duro... Criá-las e retirá-las com uma frieza tal de dentro de nós,... Ontem disseram-me que existia a possibilidade de se viver para sempre até que a morte nos separe e eu acreditei sabes? Hoje pôs-se a situação do talvez,... Quando queremos tanto nos agarrar a algo e de repente percebemos que alguém tirou o tapete e que a primeira situação era meramente especulativa caimos numa real nua e crua... Mas não estou triste apenas cai um pouco num mundo real que é este em que por breves momentos levantei voo, nada disto que escrevo é real apenas fruto de cansaço, de um dia exaustivo de uma vida preenchida e de um querer muito ser feliz, ter momentos de felicidade,...

2 comentários:

José Martins disse...

Uma pessoa resignada não é mais feliz do que uma pessoa com o sentimento oposto. A felicidade é um conceito independente da resignação ou não.

Aliás, não gosto muito da palavra "resignada". Há coisas que devemos aceitar, mas devemos pensar muito bem se estamos ou não a fazer a escolha certa. Mais: mesmo depois dessa tal "resignação", podemos muito bem voltar atrás e lutar por uma opção diferente.

Também há outro conceito que não deve ser confundido. Por vezes, surgem-nos situações que colidem com o que temos de fazer. Com as coisas que dificilmente podemos evitar para seguir o rumo da nossa vida. Nessa altura, não se trata de uma resignação, mas trata-se da escolha da hipótese que trará um futuro mais favorável.

Devemos viver a lutar pelas nossas opções. E mais importante do que isso, temos de ter as nossas opções. Escolher é o que faz de nós humanos. É o que nos separa de um impulso puramente booleano e de um sentimento que está intimamente ligado a uma alma.

Não sufoques os teus pensamentos. Abraça-os. Isto é um conceito muito estranho de visualizar. Abraçar um sentimento não é resignarmo-nos a esse mesmo sentimento e muito menos sufocar o pensamento.
Abraçar o pensamento (na minha visualização) é olhar de frente para o pensamento e observar todos os seus detalhes, todos os impulsos no nosso sistema nervoso que fazem o nosso íntimo estremecer.

As expectativas estão também ligadas ao acto de abraçar os sentimentos. Uma expectativa é algo que vamos formulando na nossa mente, relativo a alguma coisa. O fundamental para mantermos alguma sanidade mental é encontrar um equilíbrio entre as nossas expectativas e a Vida. Se mantivermos esse mesmo equilíbrio, estamos na realidade a controlar o seguimento da nossa vida. Porque basicamente a visualização das nossas expectativas vão-se revelar na nossa Vida. E se foram moderadas (desculpa, eu sei que vais "refilar" com e esta palavra :-) ), então a visualização dessas expectativas são muito mais fáceis de concretizar na vida real.

Só mais uma achega. Quando falo na visualização das expectativas ser fácil de concretizar, quero dizer o seguinte.
Para uma visualização se concretizar, é necessário que o Universo gaste alguma energia para o realizar. Isto vai aumentar a entropia do Universo e por conseguinte aumentar a desordem das coisas. Para que o Universo permita esta concretização, Ele apenas aceita gastar a energia necessária a um determinado ritmo. Se utilizarmos energia acima desse ritmo, ele vai tentar compensar e reduzir o nosso ritmo.
Trata-se de novo da palavra "equilíbrio".

Para terminar, digo só mais uma coisa. "Bem prega Frei Tomás. Olha para o que ele diz, não olhes para o que ele faz." :-)
Falar, é fácil e nem sempre aplicamos o que dizemos o acreditamos. É fácil cair no erro. Mas temos de ser lúcidos o suficiente para tentar aplicar esses princípios connosco mesmo. O facto de os darmos às outras pessoas é apenas um acto de boa fé. :-)

Beijo grande e nunca percas essa Força que tens em ti. ;-)

José Martins disse...

(Ainda) mais uma coisa.

O link vai para:
http://uindinha.blogspot.com/2007/11/resignao.html

Resignao??? :-)