terça-feira, 6 de maio de 2008

Viver bem,... que significa,...

Viver bem de corpo e alma tem um significado muito "sui generis", porque cada um considera o viver bem à sua maneira, à quem cultive o culto da beleza, quem ache que ter dinheiro é o mais importante, enfim,... tantas coisas podiam ser enumeradas, neste post apenas venho falar do bem estar da alma e do corpo.
Sei que para muitos a carne é vista como um elemento essencial e até eu durante anos e anos também pensei o mesmo, a verdade é que à algum tempo deixei de a comer inicialmente por questões de saúde e posteriormente, porque senti que seria um beneficio em cadeia quanto melhor me sinto com o meu corpo melhor me sinto com a minha alma/com o meu EU, e posteriormente com os outros.
Ás vezes dou por mim a pensar que a carne é algo demasiado importante na vida das pessoas mas pergunto e que beneficios nos trás? Bem na verdade é uma das fontes essenciais de proteinas isso é verdade mas se pesar-mos num prato da balança hoje já pouco sabemos o que comemos e na verdade a mesma de proteinas que ingerimos ao comermos um bife, estamos a ingerir de elementos menos bons. Todas as pessoas que retiram a carne da sua alimentação são unãnimes, sentem-se menos pesadas entenda-se mau estar corporal após as refeições o seu corpo reage de forma metabólica mais rápida, têm consequentemente mais ânimo e disposição.
À uns dias no trabalho ouvia uma colega dizer que jamais deixaria de comer carne, que era impossivel substitui-la e que na verdade tudo tinha quimicos, e afins, fiquei satisfeita que após a discussão com cerca de 10 pessoas, me tenha apercebido que cada vez mais pessoas veêm como um beneficio reduzi-la ou deixar de comê-la mas a questão era? mas optar por outras coisas mas o quê? e depois essas coisas ficam carissimas?!
Gostava de aproveitar para desmitificar, cada vez é mais comum encontrar pessoas que não sendo vegetarianas optaram pelo reduzido consumo da carne porque sentem beneficios incompáveis ao não comê-la, e por isso também o mercado se direccionou para esses tipos de consumidores. De facto era verdade que os produtos direccionados ao vegetarianos à uns tempos atrás eram comparativamente mais caros com os produtos ditos comuns, mas hoje e devido à dimensão do mercado os produtos substitutos são cada vez mais acessiveis e devo dizer que em preços em tudo semelhantes, faço-vos uma proposta visitem um Celeiro, como por exemplo o do Centro Comercial Alegro em Alfragide, não que esteja a fazer propaganda mas fiquei muito surpreendida quando me deparei com uma loja iluminada, muito bem arranjada, com produtos frescos, e um atendimento extremamente simpático...
Em relação ás pessoas não saberem como fazer as compensações ou alterações a nivel proteico ou vitaminico digo-vos não é nada dificil cada vez mais existem receitas vegetarianas, mais informação nutricionistas especializados, se fizerem uma pesquisa na net poderão adquirir receitas vegetarianas... dou uma pista acho que é um sitio bem agradável e subtil onde encontrarão receitas saborosas saudáveis e deliciosas http://mulher.sapo.pt/dossiers/vegetarianas/ não é nada de complicado/dificil e penso que depressa irão dismiticar todo esse cepticismo, não pensem que também eu não fui céptica e não olhei para os produtos de lado claro que sim pensei eu como será possivel degustar um maravilhoso esparguete à bolonhesa sem carne, acreditem apesar de tudo o que possam pensar é possivel, o segredo está em saber trabalhar os ingredientes em saber utilizá-los e verdadeiramente ter vontade de aprender.
Gostava de partilhar uma experiência connvosco, este ano em Março fui a uma feira que por mais que me tente recordar não me lembro o nome mas que aconselho vivamente mais que não seja para poderem abrir a mente a outras experiências e poderem ao menos dizer se gostaram ou não, acho que só vivenciando e passando pelas coisas podemos verdadeiramente dizer e dar a nossa opinião porque dizer que não se gosta sem saber se se gosta ou não hummm... pouco "civico" sem querer ofender ninguém porque eu própria caio nessa tentação :-P
Mas continuando,... nessa feira realizada na Cordoaria Nacional de Lisboa existiam várias actividades, desde workshops interactivos, palestras, terapias alternativas,... um dos workshops a que eu e a minha companhia decidimos assistir era sobre Culinária Vegetariana, é que apesar de ter deixado de comer carne pouco sabia sobre os alimentos equivalentes como por exemplo o Seitan, Tofu, entre outros, e devo-vos dizer fiquei deliciada, gostei da explicação que obtive, de ver que muitas pessoas já introduziram esses hábitos nas suas vidas, e que na verdade é uma questão de aprendizagem porque é simples. Após o workshop e das dicas que nos foram dadas, tivemos o prazer de provar dois pratos um deles era, ervilhas com seitan servidos com arroz e salada e o segundo era uma tarte super hiper mega fácil de fazer mas que era super hiper mega deliciosa, queria partilhar connvosco um segredo,... não gosto muito de ervilhas mas aquelas estavam deliciosas, sai satisfeita, mais rica em conhecimento e com o "estomagozinho" feliz.
Já agoro e para quem neste momento a pensar algo, que também eu já pensei... que para se saber fazer é preciso aprender e que muitas vezes isso exige-nos dinheiro,... lamento informar-vos mas descobri que isso não é verdade é possivel aprender, sem gastar um tostão apenas gastar da vossa disposição em querer saber, para tal podem dirigir-se à Brahma Kumaris http://www.brahma-kumaris.net/ se clicarem neste link depressa encontrarão indicações das várias filiais desta academia no nosso pais e noutros, e podem ver que pelo menos na sede que se situa na Ajuda no 3º sábado de cada mês são dadas aulas de culinária vegetariana, de "graça" é uma Academia fantástica com pessoas fantásticas, sentir-se-ão maravilhosamente bem não tenho a menor dúvida, onde aprenderão a preparar os alimentos, a encontrá-los, a saber fazer, e a se sentirem muito mais saudáveis.
Com isto não quero, não devo, nem posso mudar mentalidades posso apenas sugerir, dar-vos a minha experiência e sugerir-vos que experimentem uma vez, apenas para poderem formar a vossa verdadeira opinião. Com tudo isto não nos tornaremos mais modelos e protótipos de beleza, estamos apenas a contibuir para o nosso bem estar e consequentemente para o dos outros, não precisam de deixar de comer tudo o que gostam nem de tirar peixe, ovos e afins comecem apenas por substituir a carne por outros produtos e vejam como se sentem e como isso vos dará a a força e vontade necessária a pequenas mudanças nos vossos hábitos e como se sentirão melhores mais dinâmicos com mais vitalidade, no inicio a adaptação pode ser tortuosa mas depois é saborosa...